Galeria
controle de temperatura de medicamentos: Garantindo a Qualidade e Segurança dos Produtos
A Fluxo Engenharia é uma empresa especializada em serviços de instalações industriais e ar condicionado (HVAC), atuante no mercado brasileiro desde 2000.
Com um corpo técnico altamente qualificado e comprometido com a excelência, a Fluxo oferece soluções personalizadas em engenharia térmica para diversos setores, incluindo o controle de temperatura de medicamentos.
Por que o controle de temperatura de medicamentos é Fundamental?
O armazenamento correto de medicamentos é essencial para garantir a eficácia e segurança dos produtos.
Variações de temperatura podem comprometer a qualidade dos medicamentos, levando a perdas significativas para a indústria farmacêutica e colocando em risco a saúde dos pacientes.
Vantagens do Controle de Temperatura e Umidade na Indústria Farmacêutica
O ar condicionado com controle de temperatura e umidade é uma solução eficaz para manter as condições ideais de armazenamento de medicamentos.
Com a capacidade de operar em temperaturas que variam de negativo a 80ºC e umidades abaixo de 10%, esse sistema proporciona um ambiente controlado e seguro para a conservação dos produtos.
Técnicas de Refrigeração e Controle Térmico
- Água Gelada
- Gás Refrigerante
- Amônia
- Rodas entálpicas
- Água quente
Além dessas técnicas, o uso de resistências térmicas, sílica, etileno glicol e outras substâncias possibilita um controle preciso da temperatura e umidade, fatores essenciais para preservar a estabilidade dos medicamentos ao longo do tempo.
Benefícios do Controle de Estabilidade nas Salas de Armazenamento
O controle preciso de temperatura e umidade nas salas de estabilidade é fundamental para garantir a qualidade dos medicamentos.
Com a implementação de sistemas de ar condicionado adequados, é possível reduzir o risco de perdas e assegurar a eficácia dos produtos, atendendo às normas e regulamentações do setor farmacêutico.
Para saber mais sobre como a Fluxo Engenharia pode ajudar a sua empresa a implementar soluções de controle de temperatura de medicamentos, entre em contato conosco e agende uma consulta com um de nossos especialistas.
Garantimos excelência, comprometimento e resultados superiores para o seu negócio.
controle de temperatura de medicamentos
SISTEMA DE CONTROLE DE TEMPERATURA DE MEDICAMENTOS
O controle de temperatura medicamentos pode ser implementado em diversos níveis, desde ar condicionado com controle de temperatura variado de temperaturas negativas a altas temperaturas, com a climatização sendo implementada desde o processo fabril até o armazenamento.
Para isso, pode-se trabalhar com diferentes meios de refrigeração, tais como:
- Água Gelada;
- Gás Refrigerante;
- Amônia;
- Água quente;
- Vapor;
- Resistências térmicas;
- Etileno glicól.
Além disso, por meio de sistema de controle de temperatura de medicamentos, pode ser controlado o estresse térmico, que é um parâmetro de IBTUG que pode estar presente em ambientes fabris com altas cargas térmicas.
O controle de temperatura de medicamentos é normatizado e fiscalizado pela anvisa, que hoje está fiscalizando de acordo com a nova RDC.
CONTROLE POR EXPANSÃO INDIRETA
O sistema de controle de temperatura de medicamentos pode ser operado através de expansão indireta, que pode ser por exemplo uma central de água gelada que trabalha com água a uma temperatura controlada por um chiller e bombeada para diversos equipamentos que podem atender dezenas de metros quadrados.
O sistema de controle de temperatura de medicamentos recebe essa água gelada, fazendo o controle da temperatura por meio de um sensor que vai mandar sinal para abrir ou fechar a entrada de água, podendo ser esse sinal proporcional ou on/off.
CONTROLE POR EXPANSÃO DIRETA
É o sistema controle de temperatura de medicamentos da forma mais usual e comercialmente conhecida.
Mais comuns e com aplicações de vários portes, os sistemas de expansão direta fazem a refrigeração sem intermediários. O único fluido responsável pela queda do ar em contato com o sistema é o gás refrigerante.
O sistema de controle de temperatura de medicamentos são sistemas de refrigeração em que o fluído refrigerante (fonte fria) se expande em contato com o fluxo de ar do ambiente a ser climatizado (fonte quente). Esta expansão se refere ao processo de evaporação do fluido refrigerante no interior da serpentina evaporadora do equipamento, esta que absorve o calor contido no fluxo de ar do ambiente que passa pelo equipamento promovendo assim o resfriamento do ar. O ar é forçado, através de ventiladores, a passar pela serpentina, que transfere calor para o fluido refrigerante que circula por entre a tubulação da serpentina evaporadora e respectivas aletas. O fluido refrigerante expandiu-se diretamente com o meio que se deseja climatizar, no caso a massa de ar do ambiente, por isso esse sistema de controle de temperatura de medicamentos é chamado de expansão direta.
É o caso por exemplo de sistema de controle de temperatura de medicamentos dos tipos:
- split
- splitão
- self contained
- Acj (ou janela).